Continental
Facebook Instagram
Voltar

É necessario ou não, fazer Cambagem e Caster?

Ao trocar os pneus ou fazer alinhamento, em alguns Centros Automotivos é comum “empurrarem” o serviço de cambagem e caster.

Mas afinal, é ou não necessário faze-los?

Apenas para que você possa entender um pouquinho e não seja enganado…

 

CAMBAGEM (Figura 1) é a inclinação da roda do veiculo em relação ao plano horizontal.

Seu valor será positivo (+) se a roda estiver inclinada para fora, e negativo (-) se estiver inclinada para dentro. A cambagem estando fora dos valores corretos pode causar: desgaste irregular dos pneus, perda de estabilidade e aumento no consumo.

Devido a esses valores não se desequilibrarem com facilidade, o carro anteriormente poderá ter sido vitima de buracos, grandes irregularidades na pista e/ou batidas fortes.

Se não for por isso, dificilmente esse serviço terá de ser realizado.

 

INCLINAÇÃO DA RODA

 Figura 1 – Cambagem

 

 

 CASTER (Figura 2) é o ângulo do pino mestre que passa pelo centro da roda olhando o veiculo de lado. Esse ângulo é o responsável por proporcionar estabilidade e facilidade de se dirigir em linha reta sem esforço. Por ser definido ainda no projeto do veiculo, esse ângulo não sofre alterações durante a vida do mesmo. O que não justifica cobrar qualquer valor de serviço para consertá-lo.

 

 

ANGULO DO PINO MESTRE

Figura 2 – Caster 

 

 

(19) 3834.5151

Um novo conceito de Centro Automotivo.